Em mais um passo para contribuir com o fortalecimento das instituições financeiras do Sul Global, o Brasil encerrou neste domingo (10) a Assembleia Anual dos Governadores do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A reunião aconteceu em Punta Cana, na República Dominicana.
A delegação brasileira foi chefiada pela ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet. Entre os principais avanços, destaca-se a criação de um novo modelo de negócios e aumento de capital de US$ 3,5 bilhões (R$ 17,4 bilhões) para o BID Invest, braço privado do grupo: a mudança vai permitir o financiamento anual de 2,5 milhões de micro e pequenas empresas, além de 306 mil mulheres, 44 mil agricultores e 1,6 milhão de pessoas em situação de pobreza.
Rotas e ampliação do comércio
Na assembleia, foi apresentado pela ministra brasileira o projeto que cria cinco rotas de integração entre sete países sul-americanos que fazem fronteira com o Brasil. Além disso, foram identificadas de forma conjunta “oportunidades para colaboração” sobre a proposta com o objetivo de ampliar o comércio na região.
Fonte: Sputnik Brasil