COMPRAS ON-LINE EXIGEM ATENÇÃO

0 175

As compras on-line devem ser feitas com muito cuidado e atenção para não acabar em golpes, principalmente em promoções. Especialistas indicam que ao considerar o cenário das fraudes, 22% dos consumidores já passaram por uma tentativa, mas não chegaram a ser vítimas do golpe.

Entre os esquemas de fraudes mais conhecidos estão o smishing, que é a tática criminosa em que se tenta convencer uma pessoa a dar informações privadas através de mensagens, cartão de crédito roubado ou cobrança fraudulenta, golpe do pix, ligação fraudulenta, dinheiro ou vale-presente, roubo de identidade, links falsos e conta hackeada.

Diante de tantas possibilidades de golpe, a recomendação é que os consumidor verifique a reputação das lojas e fornecedores, não cliquem em links recebidos por e-mail, não repassar dados em ligações suspeitas. Outra dica é observar se existe um cadeado verde de identidade no site que está sendo acessado, o que mostra que o endereço é confiável.

No caso de problemas com compras virtuais, o primeiro passo é entrar em contato com a própria empresa. Se não for resolvido, basta procurar um dos canais de atendimento do Procon com documentos que contenha o número do protocolo, mensagens trocadas por e-mail e Whatsapp da loja.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.