ABUSOS DO SANTANDER DENUNCIADOS NA ESPANHA

0 180

Apesar de lucrar bilhões graças aos esforços dos bancários, o Santander Brasil adota uma gestão pautada em abusos e desrespeitos com os funcionários. A insatisfação é geral. Durante a assembleia mundial dos acionistas do banco, na sexta-feira (22/03), na Espanha, a membro da COE (Comissão de Organização dos Empregados), Lucimara Malaquias, denunciou as arbitrariedades na presença da presidenta do banco, Ana Botín.

Os 55.615 trabalhadores brasileiros respondem por 17% do lucro global do conglomerado espanhol. Ainda assim, toma uma série de medidas prejudiciais aos bancários e clientes.

Um dos trechos do manifesto lido na assembleia afirma que “fraudes de contratação, demissões arbitrárias, ataques ao plano de pensão e aos convênios de saúde, assédio moral e sobrecarga de trabalho têm sido parte do nosso cotidiano, gerando altos índices de adoecimento entre nossos colegas e uma total ausência de solução dos conflitos através da negociação coletiva”.

A situação é realmente desesperadora. Os Sindicatos têm realizado manifestações contra as mudanças promovidas pelo banco, que lucrou quase R$ 9,5 bilhões em 2023. Enquanto agracia o alto escalão, demite sem pena os funcionários. Nos últimos 10 anos, o resultado para o acionista do Santander subiu 7 vezes. Em 2023, foram distribuídos 5,5 bilhões de euros na forma de dividendos. É uma ganância sem limites.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.