Mais uma vez, o Brasil quebra seu próprio recorde de mortos por covid em 24 horas ao registrar, ontem (23) mais 3.251 vítimas do novo coronavírus – nove pessoas a cada 10 minutos. Já São 298.676 mortes provocadas pelo vírus desde o início do surto, em março de 2020. O país deverá passar a marca de 300 mil registros oficiais de mortos amanhã. Na média móvel, calculada em sete dias, morrem 2.436 brasileiros a cada dia. Os números são do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass).
Desde o fim do ano a covid-19 se dissemina de forma descontrolada pelo país. Hoje, mais de um quarto das mortes diárias em todo o mundo ocorrem no Brasil. O país é o epicentro da pandemia no mundo desde o dia 9 de março. O segundo lugar é ocupado pelos Estados Unidos, com três vezes menos mortes contabilizadas nos últimos dois meses, com média inferior a mil por dia. E o dobro da população.
Apenas os norte-americanos superam o Brasil em números absolutos da covid-19. Entretanto, eles praticam uma política de testes abrangente. A subnotificação é admitida até pelas autoridades sanitárias do Brasil e, portanto, a realidade é seguramente mais grave, de acordo com epidemiologistas.
É o pior momento do surto no país. Durante o pico a chamada “primeira onda”, registrado entre junho e agosto de 2020, a média era de 1.102 mortes diárias. Um crescimento superior a 100% em relação àquele período.
Fonte: Rede Brasil Atual