CAMPANHA SALARIAL É CONSTRUÍDA A MUITAS MÃOS

0 186

A campanha salarial, ápice da mobilização na luta por obtenção de conquistas, não é feita somente pelos sindicatos. É, sobretudo, construída a muitas mãos. Cada trabalhador é responsável por ajudar, seja com a participação nos eventos, na elaboração da pauta de reivindicação ou na adesão às manifestações. Os bancários bem sabem disso e todos os anos mostram a força da categoria.

Passadas as etapas estaduais e regionais, os trabalhadores se preparam para os congressos e encontros nacionais de cada banco, que acontecem de 4 a 6 de junho, em São Paulo. O foco é nas questões específicas.

Depois, de 7 a 9 de junho, ocorre a 26ª Conferência Nacional dos Bancários, também na capital paulista. Será batido o martelo sobre a minuta que será negociada com os bancos, um dos setores mais poderosos da economia nacional. Daí a importância de entender a conjuntura política e econômica do país. O processo negocial não é fácil e o sistema financeiro é cruel e ganancioso.

O Comando Nacional dos Bancários, que senta à mesa com os bancos, precisa entender quais são os anseios da categoria. Uma forma imprescindível de contribuir é a consulta à categoria. Estão presentes questões sociais e econômicas. O Raio-X das demandas só será possível se houver participação massiva. Para responder, basta clicar em https://consultabancarios2024.votabem.com.br/. O prazo termina no dia 2 de junho.

Com data-base em 1º de setembro, os bancários buscam a renovação da CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) e dos ACTs (Acordos Coletivos de Trabalho) específicos. Mais uma vez, o sucesso da campanha depende do engajamento e do comprometimento de cada um.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.