SAÚDE MENTAL NA GESTÃO DE RISCO

0 168

A inclusão da saúde mental nos relatórios de gestão de risco das empresas é um avanço significativo na proteção dos trabalhadores. O governo federal, junto com representantes de empresas e empregados, decidiu incorporar a proteção psicossocial nos critérios de gerenciamento de riscos.

A medida aborda problemas de saúde mental e casos de assédio no ambiente de trabalho como parte integrante da NR-1 (Norma Regulamentadora Nº 1). As empresas terão de identificar e solucionar as questões psicossociais, como sobrecarga de trabalho, ambientes insalubres e a ausência de medidas contra assédio moral e sexual.

A decisão reflete uma resposta necessária ao aumento dos índices de afastamento por questões de saúde mental. A resolução está prevista para entrar em vigor em um ano, para dar tempo de as empresas adaptarem os processos de gestão de riscos.

Para os bancários, a notícia não poderia ver em melhor hora. A categoria está em campanha salarial e os bancos tiveram a coragem de negar que o trabalho no setor adoeça, mesmo ocupando um dos maiores índices de afastamento das atividades por doença mental. Cara de pau.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.