O governo Bolsonaro tem trabalhado incansavelmente para enfraquecer os direitos dos trabalhadores e para acabar com as entidades que lutam em defesa dos direitos dos brasileiros. Para dar mais força ao enfrentamento à política neoliberal, que retira tudo dos trabalhadores, está sendo realizada a campanha de fortalecimento das entidades sindicais.
Com o slogan “Sem Sindicato seu Direito Desaparece – SINDICALIZE-SE”, iniciativa da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), em parceria com as entidades associadas, tem o objetivo de aproximar mais pessoas do movimento sindical e fazer frente à grande ofensiva do capital contra o trabalho, que autorizou perdas históricas como reforma trabalhista, terceirização irrestrita, e o congelamento dos investimentos públicos.
A resistência dos sindicatos impede que o retrocesso seja ainda maior. A luta do Sindicato é um exemplo. Em meio à pandemia, a categoria garantiu benefícios previstos na CCT (Convenção Coletiva de Trabalho), e que os banqueiros queriam acabar.
Outras categorias também preservaram conquistas graças à capacidade de negociação e luta dos respectivos sindicatos. O caminho para o fortalecimento é a sindicalização, capaz de manter viva as organizações, além de elevar a consciência da classe trabalhadora.
Fonte: SBBA