CEE E CAIXA DEFINEM CALENDÁRIO DE NEGOCIAÇÕES PERMANENTES

0 156

A Comissão Executiva dos Empregados (CEE) se reuniu com a direção da Caixa no dia (10/10) para dar continuidade às negociações permanentes sobre questões de interesse dos trabalhadores. No encontro, ficou definido um calendário de negociações para debater os temas mais imediatos, como a definição dos critérios e forma de pagamento dos deltas referentes à promoção por mérito, questões relacionadas ao Saúde Caixa e envolvendo caixas e tesoureiros.

A primeira reunião agendada foi a do GT de Promoção por Mérito, que acontece na próxima terça-feira (15) às 10h30, por videoconferência. Para o avanço do debate, a CEE solicitou que a Caixa disponibilizar, antes da reunião, informações sobre o orçamento definido para o pagamento dos deltas, os números do pagamento da promoção por mérito referente a 2023, quantos empregados existem em cada referência, dentre outras. O banco ficou de mandar as informações para a CEE até segunda-feira (14).

Saúde Caixa

A segunda reunião será do GT Saúde Caixa, que ficou agendada para o dia 21 de outubro, às 10h30, por videoconferência. Além da apresentação dos números do plano, também estarão em pauta a discussão sobre o fim do teto de custeio pelo banco com a saúde dos empregados, estabelecido atualmente em 6,5% da folha de pagamentos; a extensão do direito de manutenção do plano após aposentadoria aos empregados contratados a partir de 2018; a continuidade da implementação e funcionamento das gerências e representações regionais de pessoas (Gipes e Repes) e a criação dos comitês regionais de credenciamento e descredenciamento; a taxação do plano prevista no PLP 68/2024, que tramita no Senado; e questões relacionadas à auditoria do plano.

Caixas e tesoureiros

A negociação das questões envolvendo caixas e tesoureiros será retomada no dia 29 de outubro, às 10h, de forma presencial, em Brasília. O tema foi debatido durante a campanha nacional 2024 e ficou definido que a Caixa teria um prazo de 50 dias para apresentar propostas aos pontos tratados durante a campanha.

Este é mais um tema em que a CEE solicitou que Caixa repasse informações antes da reunião, para que o movimento sindical possa consultar os empregados sobre o que deve ser discutido com o banco. A CEE quer que a Caixa informe a quantidade de empregados que realizam a função por minuto e por prazo; quantos realizam a função minuto e por prazo de forma ininterrupta e quais as funções eles realizam de forma efetiva; informações sobre o passivo trabalhista envolvendo esse segmento em ações referente ao intervalo de 10 minutos a cada 50 minutos de trabalho (10/50); quebra de caixa, 7ª e 8ª horas-extras e substituição de função; além da quantidade de caixas e tesoureiros afastados para tratamento de saúde.

A Caixa ficou de passar as informações à CEE até o dia 17 de outubro, para que esta as repasse aos sindicatos e eles realizem plenárias sobre o tema com os empregados e empregadas até o dia 25 de outubro e a CEE tenha estes debates relatados pelos sindicatos antes do dia 29, quando será realizada a reunião de negociação com o banco.

Outros temas

Durante a reunião, a CEE cobrou também a retomada das negociações sobre outros tema importantes como: condições de trabalho dos empregados, com a retomada dos fóruns regionais e o GT sobre o tema; programas de desenvolvimento e de avaliação de desempenho dos empregados como Teia e Minha Trajetória; participação dos sindicatos na recepção aos novos contratados; proposta para os problemas dos empregados endividados, além da instalação do GT Tripartite, com a Funcef e a CEE, para tratar de questões específicas do fundo de previdência das empregadas e empregados.

Fonte: Feebbase

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.