DEMOCRACIA SOCIAL TIRA QUASE 10 MILHÕES DA EXTREMA POBREZA NO PAÍS

0 105

Com a retomada da democracia social, os brasileiros voltaram a sorrir. Quase 10 milhões de pessoas saíram da extrema pobreza em 2023. Os dados da FGV (Fundação Getúlio Vargas), baseados na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (2012-2023). Uma notícia boa no Dia Internacional da Erradicação da Pobreza, celebrado nesta quinta-feira, 17 de outubro.

Reflexo claro da implementação de políticas e programas sociais, além do crescimento da economia, com geração de emprego e valorização do salário mínimo. A queda foi mais sentida pelos moradores do Nordeste. Entre os milhões que saíram da miséria, 4,8 milhões moram na região.

O Nordeste liderou o número de pessoas que saíram da pobreza – 5,4 milhões. Em 2021, a pobreza somada, em Alagoas, Pernambuco e Maranhão, atingia mais de 60% da população.

O cenário de terra arrasada encontrado por Lula em janeiro de 2023 foi resultado direto do nazifascismo ultraliberal dos governos Temer e Bolsonaro. Com eles, o Brasil voltou ao Mapa da Fome da ONU (Organização das Nações Unidas). Para se ter ideia, em 2022, portanto com Bolsonaro, 33,1 milhões de pessoas passavam fome no país. Para sobreviver, disputavam ossos nos açougues. Outras 116 milhões viviam com algum tipo de insegurança alimentar (leve ou moderada), quer dizer, não conseguiam fazer as três refeições básicas do dia.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.