Ex-ministros de Bolsonaro serão os primeiros a depor na CPI da Covid

0 400

Os ex-ministros Eduardo Pazuello (Saúde), Eernesto Araújo (Relações Exteriores) e Fernando Azevedo (Defesa) serão os primeiros convocados a depor na CPI do Senado que vai apurar a omissão do governo Bolsonaro no combate à pandemia de coronavírus no país. Segundo apurou a Folha de S.Paulo, essa é a decisão da maioria dos parlamentares que integram o colegiado.

Com reunião prevista para a próxima quinta-feira (22), os primeiros requerimentos serão para convocar três ex-ministros e buscar por material do MPF (Ministério Público Federal) e do TCU (Tribunal de Contas da União) sobre a atuação do governo no combate à pandemia.

A ideia dos parlamentares é ainda mapear logo no começo as ações do Executivo na aquisição de remédios para tratamento precoce, como a hidroxicloroquina, para verificar quanto de dinheiro público foi usado na compra de medicamentos sem eficácia comprovada.

Em outra frente, os senadores pretendem investigar o motivo para o governo brasileiro ter rejeitado a compra de 70 milhões de vacinas da Pfizer em 2020, conforme mostrou a Folha, quando o imunizante ainda estava em desenvolvimento.

Os senadores também discutem a convocação do atual ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. A compra de vacinas também está na mira desse começo de trabalho da comissão.

Portal Vermelho com informações da Folha de S.Paulo

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.