JANEIRO BRANCO: SAÚDE MENTAL É TEMA PRIORITÁRIO PARA OS BANCÁRIOS

0 147

Pensada para chamar à atenção para a importância dos cuidados com a saúde mental e emocional, a campanha Janeiro Branco conversa diretamente com os bancários, categoria que sofre com cobranças excessivas, assédio e estresse constante no ambiente de trabalho.

De acordo com dados do INSS, em 2022 os bancários representaram 25% dos afastamentos acidentários relacionados à Saúde Mental e Comportamental registrados no Brasil. No mesmo ano, as doenças mentais e comportamentais foram responsáveis por 57,1% do total de afastamentos na categoria.

Os dados foram confirmados pela Consulta Nacional de 2024, que teve participação de 46.824 bancários e bancárias em todo o Brasil, e apontou como uma das prioridades da categoria a saúde mental. Entres os participantes, 39% declararam ter usado medicamento controlado nos últimos 12 meses; 67% responderam ter preocupação constante com o trabalho e com cumprimento de metas; 47% têm crises de ansiedade/pânico e 60% responderam sentir cansaço e fadiga constante.

Com o crescimento alarmante da adoecimento mental na categoria, o tema está na pauta permanente de negociação com os bancos. O movimento sindical mantém ainda um canal aberto para ouvir as denúncias dos bancários e encontrar formas de garantir a saúde da categoria.

Fonte: Feebbase

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.