O crescimento de 21,6%, de 2023 para 2024, no número de ligações da Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – deixam claro a importância dos instrumentos de proteção e empoderamento das mulheres vítimas de violência.
Após reestruturação e fortalecimento, foram 691.444 atendimentos telefônicos, 2 mil ligações por dia. Em 2023 foi lançado também o suporte via WhatsApp. Na comparação com 2024 houve crescimento de 63,4%, passando de 6.689, média de 743 acionamentos mensais, para 14.572.
Observados todos os tipos de atendimento – telefone, WhatsApp, e-mail e outros tipos de canais –, foram realizados 750.687 atendimentos em 2024, média de 2.051 por dia.
Contendo o retrocesso
O governo Bolsonaro unificou o Disque 100, voltado para denúncias de direitos humanos de múltiplos segmentos do país, com o Ligue 180. Uma iniciativa equivocada, que misturou públicos e situações distintas.
Agora o Ligue 180 é independente da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, atende somente situações de violência contra as mulheres.
Fonte: SBBA