Bolsas em todo o mundo afundaram em meio à tensão gerada pela guerra comercial deflagrada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Os primeiros sinais de que o início da semana seria de forte queda foram emitidos na Ásia. No Japão e em Taiwan, os investidores chegaram a inclusive suspender os negócios em meio à queda vertiginosa dos preços em um curto espaço de tempo. Até o fechamento deste pregão, segundo a CNN, o índice japonês Nikkei 225 acumula baixa de 15,75% desde a posse de Trump, em 20 de janeiro.
Na China, grande rival dos norte-americanos nesse novo capítulo de guerra comercial, o Ftse China 50 subiu 1,12% no período. Desde o pico atingido no dia 18 de março, porém, o índice já caiu 29,5%. Além da China, o Ibovespa é o único que subiu desde a posse de Trump: ganho de 5,04% no período.
As perdas não se limitam aos parceiros globais. Nos EUA, o medo dos impactos que as tarifas terão na economia, sobretudo após o aumento do risco de recessão, forçou para baixo os índices de Wall Street.
O S&P 500 — indicador mais amplo das bolsas em Nova York — afundou 15,58% desde a volta do republicano à Casa Branca. A situação é pior no Nasdaq Composite — indicador que junta empresas de tecnologia — que despencou 20,51%.
Fonte: Brasil 247