Outubro Rosa: conscientização e cuidados

0 335

“Quanto antes melhor”. Este é o movimento de conscientização, lançado pela SBM (Sociedade Brasileira de Mastologia), no Outubro Rosa deste ano. A ideia é chamar a atenção das mulheres para a adoção de um estilo de vida saudável, a fim de evitar doenças, entre elas, o câncer de mama.

O Movimento Sindical apoia o Outubro Rosa e, para a entidade, a prevenção ainda é o melhor caminho. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), mais de 66 mil casos novos de câncer de mama estão previstos para cada ano entre 2020 e 2022.

Ir ao médico regularmente e fazer exames de rotina é essencial para manter a saúde em dia. Vale lembrar que a doença também pode surgir em homem. Representa, porém, 1% dos casos.

Ainda de acordo com o Inca, o câncer de mama é o mais comum em mulheres de todas as regiões do país. Para o ano de 2020, a taxa de incidência deve ser de 43,74 diagnósticos por 100 mil mulheres. Já a projeção para o número de mortes é de 17.572, para mulheres, e 189, para homens.

Detecção precoce
As estratégias para a detecção precoce do câncer de mama incluem a abordagem de pessoas com sinais ou sintomas iniciais da doença, além do rastreamento, que consiste na aplicação de teste ou exame. (SBBA)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.