PROJETO DE LEI QUE INCLUI BANCÁRIOS NO PNI SERÁ VOTADO NA CÂMARA FEDERAL

0 333

A luta dos sindicatos da Bahia e Sergipe pela vacinação dos bancários segue a todo vapor. Ontem (15), foram realizados uma série de encontros em Brasília com o objetivo de incluir os bancários no PNI (Plano Nacional de Imunização).
Em reunião no MPT (Ministério Público do Trabalho), nesta terça-feira (15), Os representantes dos Bancários reivindicaram a necessidade de imunização da categoria, já que os trabalhadores das agências estão expostos durante toda a pandemia. O pedido foi fundamentado com dados epidemiológicos, ressaltando o número de contaminações na categoria e o aumento exponencial dos casos graves com óbitos.
Os procuradores consideraram justas as reivindicações e reconheceram que os bancários deveriam ser incluídos nas prioridades, porém apresentaram os limites institucionais e legais, uma vez que não há consenso em todos os Ministérios Públicos Estaduais.
O Ministério Público da Bahia tem recomendado que não haja inclusão de nenhuma categoria no PNI (Plano Nacional de Imunização). As entidades sindicais discordam deste entendimento e já realizaram uma reunião com o MP Bahia para discutir a questão.
Ainda ontem, houve reunião com o Ministério da Economia, em que se reforçou a necessidade de imunização dos bancários. No encontro foi reivindicada a essencialidade da vacinação da categoria, enfatizando a contribuição decisiva destes trabalhadores para minimizar os efeitos da pandemia do coronavírus na economia do país. Foi a categoria que continuou trabalhando, para garantir o pagamento do auxílio emergencial, bolsa família, salários e aposentadorias.
Os encontros realizados ontem renderam uma vitória importante: o projeto de lei que inclui bancários na vacinação será votado na Câmara Federal. O presidente da Câmara dos Deputados, Artur Lira, prometeu colocar o projeto em votação no plenário.
O projeto busca alterar a Lei nº 13.979, para incluir a vacinação prioritária contra a Covid-19 para os trabalhadores de agências bancárias, lotéricas, correspondentes bancários, call centers bancários, vigilantes bancários e postos de atendimentos de transportes públicos.
A categoria vai ficar agora na expectativa de votação do projeto, o que pode acontecer ainda esta semana, segundo o deputado Daniel Almeida (PCdoB).
Hoje (16), a agenda continua, os bancários voltam a se reunir com o Ministério da Saúde para debater o tema. O encontro é um desdobramento da reunião que ocorreu na última sexta-feira (11), com o ministro Marcelo Queiroga.

Fonte: SBBA e FEEBBASE

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.