Os bancos públicos sempre contribuíram com o desenvolvimento do nosso país. Durante a pandemia de COVID-19, essa contribuição se tornou ainda mais evidente, pois os bancos públicos têm sido importantes instrumentos no enfrentamento dos efeitos sociais e econômicos decorrentes da crise internacional de saúde.
Por isso, o movimento sindical continua se mobilizando contra os ataques do governo Bolsonaro e em defesa destes bancos. Caixa, BB, BNDES, BNB e demais bancos públicos são vitais para a população e para a economia nacional.
Hoje, os bancos públicos sofrem novas ameaças de desmonte. Sob o comando de Jair Bolsonaro e do ministro da Economia, Paulo Guedes, as direções das empresas fecham agências, reduzem o quadro de pessoal, privatizam subsidiárias.
Os movimentos sindicais permanecem chamando a atenção da sociedade sobre os prejuízos do sucateamento, através de campanhas que ressaltam a importância dos bancos públicos para o desenvolvimento regional, para a infraestrutura, para a execução de políticas de assistência social do governo (como o Auxílio Emergencial), e para o atendimento bancário em municípios onde os bancos privados não têm interesse em atuar.