Mais de 600 dirigentes sindicais classistas de toda a Bahia participaram na sexta-feira e sábado (2 e 3/7) do 5ª Congresso Estadual da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil ( CTB Bahia). O evento foi realizado de forma virtual, devido a pandemia, e elegeu a comerciária Rosa de Souza, como a primeira presidenta da seção.
Rosa tem um histórico de militância no movimento sindical e social. Filha do dirigente sindical do ramo da construção civil Washington de Souza e dona Lourdes Maria, ela foi diretora do Sindicato dos Comerciários de Salvador, diretora da Mulher da CUT e da CTB Bahia, onde exercia o cargo de vice presidente na gestão encabeçada por Pascoal Carneiro.
A nova diretoria conta também com a ampla participação de dirigentes sindicais bancários. O secretário da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza, será vice-presidente; os diretores do Sindicato da Bahia Ailton Araújo e Jerônimo Silva estarão à frente da Secretaria Geral e da Secretaria de Combate ao Racismo, respectivamente. O vice-presidente do Sindicato de Feira de Santana, Eritan de Carvalho Machado, estará na diretoria plena, enquanto o diretor do Sindicato de Jequié Celson Argolo estará à frente da CTB Regional Jequié.