Agora é definitivo. Após meses de luta, os bancários começam a ser vacinados em diversas cidades da Bahia e Sergipe. O Ministério da Saúde divulgou a nota técnica incluindo a categoria no Plano Nacional de Imunização (PNI) contra a covid-19 na quinta (15/7) e as secretarias estaduais e municipais de Saúde já foram orientadas a vacinar a categoria, assim que as novas doses de imunizantes forem disponibilizadas.
A vitória dos bancários veio após muita negociação com representantes das várias esferas governamentais. O Comando Nacional dos Bancários solicitou a vacinação ao Ministério da Saúde, enquanto sindicatos e federações trabalharam pela vacinação em suas respectivas bases.
O sindicato teve papel importante para que diversos municípios da Bahia e Sergipe iniciassem a vacinação prioritária da categoria, antes mesmo da determinação nacional.
A exemplo disso, depois de Itabuna e Ibicaraí, Coaraci iniciou sua vacinação no dia de hoje, e a tendência é que nos próximos dias mais cidades sigam vacinando seus trabalhadores.
Isso só reforça a importância da luta do movimento sindical para garantir os direitos da categoria.
Fonte: Da redação e Feebbase