23ª CONFERÊNCIA DA BAHIA E SERGIPE É MARCADA POR DEBATES

0 267

O evento foi aberto com um minuto de silêncio em homenagem às pessoas que morreram pelas complicações da covid-19 e a saudação de lideranças dos sindicatos e da Contraf, além da participação da secretária de Política para Mulheres da Bahia, Julieta Palmeira, que ressaltou a importância da contribuição dos bancários em defesa da equidade de gênero.

Os debates se iniciaram com a exposição do presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia e vereador de Salvador, Augusto Vasconcelos. Ele mostrou como a pandemia trouxe à luz a grande desigualdade no mundo, com o aumento do número de miseráveis, mas também dos bilionários. Isso é fruto do ultraliberalismo, que está sendo implementado também aqui no Brasil pelo governo Bolsonaro.

A conferência seguiu com o tema morfologia do trabalho no setor bancário, ministrada por Viviam Machado. Assuntos como a digitalização das transações, inteligência artificial, enfatizando também trabalho home office e novos modelos de negócio. Segundo Viviam, os gastos em tecnologia foram mais de 6 milhões, e que 67% das transações bancárias foram feitas de forma virtual devido a pandemia de covid-19 e a criação do PIX. Ainda nas palavras de Viviam, foram fechados 82.698 postos de trabalho entre 2013 e 2020 gerando uma redução da categoria bancária. Além disso, os bancos seguem fechando agências e postos de atendimento.

Seguindo para a parte dos debates, o Presidente do Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região, Jorge Barbosa, explicou que: “as consequências que estamos vivendo hoje com a desvalorização do trabalho, essa reestruturação produtiva que passa a categoria bancária, não é novo, vivemos uma reestruturação financeira que vem desde meados da década de 80 e vem aprofundando-se mais nos sentido de reduzir a nossa categoria. Contudo devemos entender que isso tudo foi agravado pela crise do capitalismo de 2008 e ainda vivemos sua repercussão, e diante da crise, sempre apresentam-se alternativas, como uma alternativa conservadora e reacionário que Bolsonaro encarna, e a outra uma alternativa social de esquerda.”

À tarde segue com encontro por bancos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.