LUTA DOS BANCÁRIOS RENDE BONS RESULTADOS

0 326

Em uma conjuntura de perdas através dos ataques do governo ultraliberal de Bolsonaro, os bancários são uma das poucas categorias que conseguiram manter os direitos. Após intensas rodadas de negociações durante campanha nacional 2020, conquistaram reajuste de 1,5% mais abono de R$ 2 mil para o período no ano passado e 100% do INPC + 0,5% de aumento acima da inflação para 2021.

Neste sábado, 28 de agosto, Dia do Bancário, a categoria tem de celebrar as vitórias ao longo dos anos. A luta dos empregados junto aos sindicatos assegurou ainda vale refeição e vale transporte, piso salarial nacional, 13° salário, 13ª cesta alimentação, gratificação de função, abonos de faltas e folga assiduidade, dentre outros itens.

Com a pandemia de Covid-19, boa parte dos trabalhadores tiveram de trabalhar de casa para diminuir a propagação da doença. Inclusive, por conta disso, toda mobilização do movimento sindical foi feita virtualmente, a exemplo de assembleias e negociações. Foram discutidos com os banqueiros e o governo temas como a regulamentação e implantação do teletrabalho.

Foram feitos acordos específicos por bancos, que precisam ser aperfeiçoados para corrigir injustiças e penalizações aos funcionários que estão em trabalho remoto. Somente com luta das entidades representativas e união dos empregados a categoria conseguiu preservar os direitos.

Na audiência de instrução, foi tratada ainda o descumprimento da decisão liminar do início do ano em algumas bases, como Bauru e Maranhão. O juiz também questionou a possibilidade de acordo, porém o banco se manteve intransigente e não sinalizou nenhuma proposta. Agora, o processo avança para o julgamento, ainda sem data marcada.

 

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.