O Banco do Brasil atendeu pedido dos movimentos sindicais e vai antecipar o pagamento da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) dos funcionários para amanhã (31), mesma data em que serão distribuídos os dividendos aos acionistas da empresa. Nada mais justo, já que os trabalhadores dão duro para que o BB alcançasse bons resultados.
O funcionalismo do Banco do Brasil garantiu o pagamento da PLR 2021 após a renovação do Acordo Coletivo de Trabalho na Campanha Nacional de 2020. Porém, o benefício só é, de acordo com o ACT, creditado 10 dias depois da distribuição de dividendos, ou juros sobre capital próprio, aos acionistas, que inclui o governo, que detém 50% das ações do BB. Além de investidores estrangeiros com 21,5%, investidores nacionais com 28,1% e ações em tesouraria, com 0,4%.
Por isso, não é possível simular previamente a Participação nos Lucros e Resultados do Banco do Brasil. O cálculo depende da separação do montante para os acionistas, da distribuição para os acionistas, calcular o salário paradigma e a quantidade de salários e o módulo bônus para poder pagar a PLR.
Fonte: SBBA