Após denúncias, a CEE (Comissão Executiva dos Empregados) encaminhou ofício à Caixa solicitando esclarecimento sobre a convocação dos trabalhadores para o retorno ao trabalho presencial. Foi questionado o compromisso assumido pelo banco na Campanha Nacional 2020, que qualquer retomada teria ser negociada com os bancários.
A convocação acontece justamente no momento em que a pandemia está cada vez mais longe de acabar no Brasil. De acordo com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o número de pacientes internados com doenças respiratórias graves, que englobam a Covid-19, cresceu em 15 estados do país.
A Caixa descumpre também o protocolo de saúde contra a Covid-19. Dessa forma, a empresa vai na contramão do documento em vigência no banco, que orienta que os gestores devem incentivar a realização de projeto remoto e uso de vídeos chamadas para evitar o contágio da doença e diminuir a circulação de pessoas nas unidades
Vale lembrar que o teletrabalho e banco de horas serão temas da retomada da mesa permanente de negociações entre a Comissão e a direção da Caixa, marcada para o dia 3 de dezembro. (SBBA)