O Sindicato dos Bancários de Itabuna e Região se junta a todo Movimento Sindical, em repudio a charge divulgada pelo jornal A Tarde, ontem (25/11), em que os empregados da Caixa Econômica Federal foram comparados a um bicho preguiça. Um absurdo.
A comparação demonstra uma total falta de respeito com os funcionários do banco, além de um grande desconhecimento sobre a situação que estes trabalhadores enfrentam no dia a dia. Para começar, a Caixa atendeu mais de 70 milhões de brasileiros durante a pandemia do coronavírus. O aplicativo Caixa Tem foi baixado por mais de 100 milhões de pessoas. O banco também foi quem mais realizou empréstimos para micro e pequenas empresas.
É preciso lembrar ainda que, além do Auxílio Emergencial, a Caixa paga também o Bolsa Família, o FGTS, o seguro desemprego. Com tanta gente procurando o banco ao mesmo tempo, as filas foram inevitáveis, mas os bancários se esforçaram para atender todo mundo.
A Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe solicitou que o jornal A Tarde se retrate com os empregados da Caixa, que colocaram sua saúde em risco para atender a população no pior momento da pandemia. Ao publicar a charge, o jornal reproduz a lógica de culpar os trabalhadores pelos erros das empresas, neste caso, do governo federal, que centralizou o pagamento do auxílio emergencial em um único banco, sem aumentar o número de funcionários e os postos de atendimento.
Os empregados da Caixa merecem respeito e esperam uma retratação imediata do A Tarde!