MAIS UM APAGÃO DE DADOS. EMPREGOS CRIADOS EM 2020 ERAM FAKE NEWS
Têm sido frequentes os problemas com a divulgação de dados fundamentais do Governo Federal para a definição de políticas públicas. Os dados da pandemia que ajudam especialistas e gestores públicos a antecipar protocolos e políticas para o combate à covid-19 em estados e municípios sofreram vários apagões ou irregularidades técnicas que colocaram as estatísticas sob suspeita. Agora é a vez da taxa de empregos e desempregos.
A revisão de dados de demissões fez o saldo de criação de empregos formais no Brasil cair pela metade em 2020. Pelas novas estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), foram abertas 75.883 vagas no ano passado, queda de 46,8% em relação ao dado anterior de 142.690 vagas. O ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou, à época, a suposta geração de empregos em plena explosão da pandemia e lockdowns.
É preciso mencionar, também, que, em março de 2020, pouco depois do início da pandemia de covid-19, o Ministério da Economia, na época responsável pelo eSocial e o Caged, suspendeu a divulgação das estatísticas por dois meses, alegando problemas técnicos. Os números só voltaram a ser apresentados no fim de maio de 2020.
Fonte: SBBA