GOVERNO BOLSONARO REJEITA AJUDA HUMANITÁRIA DA ARGENTINA À BAHIA

0 251

O governo de Jair Bolsonaro, por meio do Ministério das Relações Exteriores, rejeitou um pedido do governador da Bahia, Rui Costa, para autorização do envio de ajuda humanitária da Argentina às cidades castigadas pela chuva no estado.
Na quarta-feira 29, o governador Rui Costa havia celebrado pelas redes sociais a oferta argentina. “Com a união de esforços, vamos superar este difícil momento. Agora, a missão argentina aguarda a autorização do Ministério das Relações Exteriores par que possam vir à Bahia. Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira”, escreveu.
Ao rejeitar o apoio argentino, a gestão Bolsonaro alegou que a situação na Bahia “está sendo enfrentada com a mobilização interna de todos os recursos financeiros e de pessoal necessários”. Ainda de acordo com o Itamaraty “na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão dos Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos”.
A Bahia vive uma nova rodada de chuvas intensas que já deixaram ao menos 24 pessoas mortas, mais de 37 mil desabrigadas e mais de 53 mil desalojadas. Ao todo, quase 630 mil pessoas foram afetadas.
Segundo o governo do estado, a Bahia registrou o maior acumulado de chuvas para dezembro nos últimos 32 anos. Itamaraju, no sul baiano, foi o município onde mais choveu no Brasil em dezembro deste ano, com 769,8 milímetros de precipitação, a Bahia tem 126 municípios afetados pelas fortes chuvas que atingiram o estado.

Fonte: Carta Capital

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.