SETOR BANCÁRIO TEM SALDO POSITIVO DE 6.934 EMPREGOS EM 2021

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Impactado pelas contratações na Caixa e na área de tecnologia da informação, o setor bancário fechou 2021 com o saldo positivo de 6. 934 mil postos de trabalho. Os dados são do levantamento realizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com base nos dados do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
O levantamento aponta que a maior parte destes postos de trabalho foram criados fora das agências bancárias (com exceção de escriturário de banco, cargo admissão de concurso da Caixa). A área com maior crescimento foi a de tecnologia da informação, com ampliação de 3.772 empregos no ano passado. Isso é resultado da ampliação dos investimentos na área e da digitalização do atendimento no setor, que aumentou bastante durante a pandemia do coronavírus.
No que tange à distribuição geográfica, houve criação de novas vagas nos estados de São Paulo (+ 3.397 vagas), Minas Gerais (+1.415 vagas), Pará (+ 473 vagas), Pernambuco (+ 401 vagas) e Distrito Federal (+ 328 vagas). Em contrapartida, houve fechamento de postos de trabalho no Paraná (-172 vagas), Rio de Janeiro (-367 vagas), Rio Grande do Sul (-238 vagas), Sergipe (-119 vagas) e Santa Catarina (-16 vagas).
Como de hábito, os bancos se utilizam da rotatividade para diminuir a folha de pagamento. Segundo o Dieese, o salário mensal médio de um bancário admitido em dezembro de 2021 foi de R$ 5.293,59 enquanto o do desligado foi de R$ 7.009,76, ou seja, o salário médio do admitido correspondeu a 75,0% do desligado. Esta diferença se dá de forma distinta entre as atividades bancárias. Nos bancos comerciais o salário do admitido correspondeu a 32,7% do trabalhador desligado e, na outra ponta, o trabalhador admitido num banco de investimento obteve salário médio superior ao do trabalhador demitido.
Embora a criação de novas vagas no setor seja sempre positiva, os bancos precisam investir mais na contratação de pessoal para trabalhar nas agências. Nesta área, há uma carência no número de bancários, o que acarreta na sobrecarga de trabalho e adoecimento, além da deficiência do atendimento prestado aos clientes.

Fonte: Feebbase

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