ITABUNA ENFRENTA UMA DAS MAIORES ENCHENTE DE SUA HISTÓRIA

0 437

Itabuna enfrenta a maior enchente do rio Cachoeira desde 1967, devido às fortes chuvas. Desde a noite deste sábado (25), voluntários e bombeiros, além da Defesa Civil e da Guarda Municipal, prestam atendimento às famílias atingidas pela enchente.

Por volta das 8 horas da noite, as pessoas gravaram vídeos em seus celulares para informar a população a respeito das enchentes. As áreas ribeirinhas foram as mais atingidas por causa da subida do rio. Canais de drenagem, riachos e ribeirões com águas retidas transbordaram.

As equipes de voluntários e Bombeiros tiveram dificuldade para fornecer alimentos e remédios a 97 famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições Antônio Setenta. Foi necessário o uso de botes e motos aquáticas voluntárias para enfrentar a correnteza. No condomínio Cidadelle, pessoas foram resgatadas de helicóptero.

Um balanço parcial foi divulgado pela prefeitura sobre o número de famílias removidas para escolas públicas: Escola Raimundo Machado (130), Colégio Modelo (180), Escola João Mangabinha Filho (39), Escola Municipal Firmino Alves (33), Parque de Exposições Antônio Setenta (97), Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic Jorge Amado – 210), Lar Fabiano de Cristo (46), UAB – o antigo Colégio ACM, Escola Maria Creuza (60), e Colizeu (30). Esse número se altera constantemente.

A Emasa divulgou uma nota em que informa que o sistema de abastecimento de água está em colapso e comprometido até que a situação do rio Cachoeira e, nesse caso, também a do rio Almada seja normalizada.

A população, Bombeiros, ONGs, trabalham dia e noite para ajudar os desabrigados, com botes, motos aquáticas, alimentos, roupas e cobertores. Agora a população trabalha para reerguer a cidade.

O sindicato dos Bancários de Itabuna, junto a CTB tem se esforçado para ajudar. Membros do sindicato se mobilizam, fornecendo donativos às famílias desabrigadas nos centros montados na igreja Teosópolis e Corpo de Bombeiros, também foram distribuídos produtos de limpeza, no Conceição e Vila Zara. Nos próximos dias a mobilização vai continuar. Um pix (7373988663081) está sendo divulgado para arrecadar doações, e todo o dinheiro será revertido para ajudar o povo a se reerguer.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.