STF COMEÇA A JULGAR MILITARES ACUSADOS DE PLANEJAR AÇÕES TÁTICAS PARA GOLPE DE ESTADO

0 116

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça-feira (20), o julgamento da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra um novo grupo de investigados por envolvimento na tentativa de golpe de Estado, em 2022. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Este é o terceiro núcleo denunciado no inquérito, formado por oficiais da ativa e da reserva do Exército e por um policial federal. Eles são acusados de compor a célula operacional da trama golpista, responsável por preparar “ações táticas” com o objetivo de instaurar um regime de exceção, em desrespeito ao resultado da eleição presidencial. Entre os investigados estão o general da reserva Estevam Cals Theóphilo, o coronel Bernardo Romão Correa Netto e o agente da Polícia Federal Wladimir Matos Soares, entre outros.

O ministro Cristiano Zanin, presidente da Primeira Turma, reservou três sessões para análise do caso: às 9h30 e 14h desta terça, e às 9h30 de quarta-feira (21). Após a leitura da denúncia e as sustentações das defesas, os cinco ministros decidirão se os 12 investigados se tornarão réus.

Segundo a investigação da Polícia Federal, o coronel Bernardo Romão Correa Netto era considerado homem de confiança de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, e teria articulado uma reunião estratégica com militares logo após a derrota eleitoral do ex-presidente. Outro nome central no processo é o general Estevam Theóphilo, apontado como figura de alta patente que “influenciou e incitou apoio” entre os demais núcleos da conspiração.

Fonte: Brasil 247

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.