BANCÁRIOS ENTREGAM MINUTA AO SANTANDER

0 131

A lucratividade do Santander continua crescendo, mas às custas do fechamento de agências, da redução de postos de trabalho e do avanço da terceirização. Diante desse cenário, os representantes dos trabalhadores entregaram ao banco, ontem (22/06), a minuta específica de reivindicações que servirá de base para as negociações do acordo aditivo dos funcionários da instituição.

O documento foi construído e debatido na COE (Comissão de Organização dos Empregados) do Santander e posteriormente homologado no Encontro Nacional dos Funcionários do banco. Entre as principais reivindicações estão o combate às demissões, a preservação dos empregos, o enfrentamento da terceirização, melhores condições de trabalho e ações voltadas à proteção da saúde física e mental dos bancários.

Apesar de registrar lucro líquido recorrente de R$ 3,8 bilhões no primeiro trimestre de 2026, o Santander segue liderando um processo de desmonte da categoria bancária. O banco fechou 323 agências e 256 postos de atendimento em 2025, reduziu em 10% o número de empregados e ampliou a terceirização. Atualmente, é a instituição que mais transfere atividades bancárias para empresas do próprio grupo, substituindo empregos da categoria por vínculos mais precarizados e com menos direitos.

Agora, a expectativa dos trabalhadores é que as mesas de negociação tragam respostas concretas para frear o fechamento de unidades, conter as demissões e garantir condições dignas de trabalho, saúde e valorização profissional para os funcionários do Santander.

Fonte: SBBA

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.